sábado, 6 de novembro de 2010

                                                     EIXO VII

No eixo VII estudamos uma interdisciplina que estava relacionada com o meu trabalho de pesquisa, que foi baseado nesta interdisciplina e nos problemas que enfrentamos para avaliar nossos alunos que resolvi pesquisar sobre o assunto.
Durante o semestre nos foi solicitado leituras detextos sobre avaliação, Rumo a uma avaliação inclusiva, de GOÑI, Javier Onrubia e o texto O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar Lucinete Ferreira, estes dois textos foi exelente para enriquecer meu trabalho.  
Segundo Javier Onrubia Goni “a maneira como nós professores, avaliamos as aprendizagens de nossos alunos condiciona notavelmente a possibilidade de oferecer-lhes um ensino que respeite e atenda às suas diferentes características e necessidades educativas”. Logo a importância de uma proposta mediadora e flexível, que valorize o ritmo, mas que precisamente possa observar erros e acertos como forma de oportunizar novos espaços de construção de conhecimento.
Também pude perceber a importância  sobre os critérios  utilizados na avaliação pois estes critérios consistem na participação, no interesse, cooperação e organização, procurando sempre valorizar o rítmo de cada um, e esta avaliação é expressada por meio de parecer descritivo, registrando o desempenho e as descobertas individuais.

“A prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica, e não voltada para a seleção de uns poucos, como se comportam os exames. Por si, a avaliação, como dissemos, é inclusiva e, por isso mesmo, democrática e amorosa. Por ela, onde quer que se passe, não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente, em busca do melhor. Sempre!”
Cipriano Luckesi
O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, Revista Pátio, ano3, n° 12, p.11, 2000
 

2 comentários:

Roberta disse...

Eliane!!

Não citaste nessa postagem de que interdisciplinas falas.
Nota-se que o entendimento sobre a avaliação te levou a escolher esse tema para o teu TCC, mas há uma falta de contextualização que deixa o leitor em dúvida de que interdisciplinas falas.
Pode especificar melhor??

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi Eliane,

reforço a solicitação da Roberta e gostaria de complementar com algumas considerações adicionais que podem contribuir para dar mais clareza ao teu texto, tanto aqui no blog como no TCC.
Por exemplo no primeiro parágrafo da tua postagem existem algumas redundâncias que contribuem para confundir o leitor. Trancreverei o parágrafo na tentativa de deixar claro que a estrutura compromete a compreensão da tua idéia e precisa ser revista.
"No eixo VII estudamos uma interdisciplina [qual?] que estava relacionada com o meu trabalho de pesquisa, que foi baseado nesta interdisciplina [novamente, a que interdisciplina estás te referindo?] e nos problemas que enfrentamos para avaliar nossos alunos que resolvi pesquisar sobre o assunto [tu resolveu pesquisar sobre avaliação? Até este ponto do texto não fica claro e o parágrafo é tão vago que talvez nem fosse necessário].
Podemos entender que esteja claro para ti, tanto a interdiscplina quanto o assunto, todavia para introduzir o leitor este parágrafo pouco ou nada contribui.
Além disso, sugiro que não concluas com uma citação, sem que esta venha acompanhada de uma frase ou parágrafo te tua autoria e que contextualize a relevância da citação literal na postagem. Nesta postagem está faltando conectar a citação com o texto que estás constuindo, assim como o fechamento nas tuas palavras.
Procure rever estas considerações e espero que contribuam para qualificar ainda mais a tua expressão escrita.
Um carinhoso abraço,
Profa.Nádie