segunda-feira, 22 de novembro de 2010


                                         EIXO VII
INTERDISCIPLINA DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.

No eixo VII estudamos uma interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação que estava relacionada com o meu trabalho de pesquisa, que foi baseado nesta interdisciplina  Didática, Planejamento e Avaliação e nos problemas que enfrentamos para avaliar nossos alunos.
Durante o semestre nos foi solicitado leituras detextos sobre avaliação, Rumo a uma avaliação inclusiva, de GOÑI, Javier Onrubia e o texto O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar Lucinete Ferreira, estes dois textos foi exelente para enriquecer meu trabalho.  
Segundo Javier Onrubia Goni “a maneira como nós professores, avaliamos as aprendizagens de nossos alunos condiciona notavelmente a possibilidade de oferecer-lhes um ensino que respeite e atenda às suas diferentes características e necessidades educativas”. Logo a importância de uma proposta mediadora e flexível, que valorize o ritmo, mas que precisamente possa observar erros e acertos como forma de oportunizar novos espaços de construção de conhecimento.
Também pude perceber a importância  sobre os critérios  utilizados na avaliação pois estes critérios consistem na participação, no interesse, cooperação e organização, procurando sempre valorizar o rítmo de cada um, e esta avaliação é expressada por meio de parecer descritivo, registrando o desempenho e as descobertas individuais.

“A prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica, e não voltada para a seleção de uns poucos, como se comportam os exames. Por si, a avaliação, como dissemos, é inclusiva e, por isso mesmo, democrática e amorosa. Por ela, onde quer que se passe, não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente, em busca do melhor. Sempre!”
Cipriano Luckesi
O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, Revista Pátio, ano3, n° 12, p.11, 2000

Na função como docente procuro avaliar meus alunos em espaço de tempo mais freqüente, observando  o rendimento nas atividades propostas, desde o início até seus resultados, realizando anotações de todo o seu desempenho dentro e fora da sala de aula, valorizando suas diferenças  dando oportunidade para  que o aluno possa fazer sua troca de experiência com o professor e os demais colegas.


Um comentário:

Roberta disse...

Eliane!!

Com certeza essa interdiscplina te ajudou muito a entender a avaliação e como podemos utiliza-la em sala de aula. Deve ter sido base do teu TCC.

Abraços
Roberta