segunda-feira, 18 de outubro de 2010

   

                                                                      EIXO IV 

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA
Matemática em todas as Disciplinas
Isto nos mostra quanto o domínio das linguagens matemáticas é uma condição de cidadania que a educação precisa garantir, e isso só se consegue com um planejamento articulado.
Ao aprender as primeiras operaçóes  as crianças já podem ser orientadas a ajudar os pais a comparar preços e a somar os valores dos produtos no carrinho de compras no supermercado para não ultrapassar a despesa prevista.
Ao longo das séries iniciais é possível desenvolver habilidades como medir e estimar quantidades. Sem prejuíso do ensino de conteúdos próprios, as aulas de matemáticas são momentos previlegiados para a formação prática, que deve ser completada em atividades nas demais disciplinas.
Hoje a base das aulas de matemática está em levar a turma a construir diversos caminhos para chegar aos resultados  e o interessante é que durante este processo haja registro, discussões e explicações  sobre os caminhos encontrados.
Na disciplina de matemática a criança também aprende brincando, os jogos matemáticos proporcionam grandes aprendizagens.

    















Um comentário:

Roberta disse...

Eliane!!

Tenho visto que tu estás fazendo apenas um resumo do que foi visto nas interdiscplinas estudadas. Volte ao PPT da aula presencial de Seminário Integrador (que está no pbworks do Polo) e veja o que deve conter nas postagens.

Qualquer dúvida, entre em contato.

Abraços
Roberta